Marilde Gomes lança livro sobre a História de Dueré

No sábado, dia 11, a escritora Marilde Gomes, estará lançando o livro “Dueré – Passado & Presente”, publicado pela Editora Kelps, de Goiânia.

O lançamento acontece às 20 horas, na igreja de Santo Antônio, em Dueré, a 228 km de Palmas, em meio a uma movimentada sessão de autógrafos que terá a participação de intelectuais de Gurupi e de Palmas.

Para Juarez Moreira Filho, que assina o prefácio da obra, Marilde Gomes soube dosar e metrificar com maestria a história de Dueré, os costumes, lendas, sabedoria popular, crendices e uma ponta de nostalgia própria da alma humana, de uma vivência telúrica.

As biografias dos ex-prefeitos de Dueré, uns já falecidos outros não, constantes do enredo, só enriqueceram a obra em tela, pois são vultos que, às duras penas, ajudaram a construir a história da cidade, emancipada em 14.11.1958.

Juarez Moreira Filho também destaca que apesar de ser história, na sua essência, ficou leve e agradável de ler, pois os fatos foram narrados com arte, divertimento, graça e beleza, dentro de uma grande simplicidade de linguagem, o que não enfraqueceu em nada o vigor da história

Marilde Gomes é titular da Academia Gurupiense de letras onde ocupa a cadeira 26, já tendo publicado, anteriormente, o livro Quase todos: segredos de uma vida” (Ed. Kelps).

Etiquetas: , , ,

5 Respostas to “Marilde Gomes lança livro sobre a História de Dueré”

  1. mira mendes Says:

    Parabéns para marilde e para a cidade que a tem como patrimônio humano cultural. E parabéns maior ao Zacarias que divulga os trabalhos literários de Tocantins.

  2. Reginaldo Marques Véras Says:

    Gostaria de parabenizar você Marilde pelo seu livro e também pelo seu interesse em divulgar a cultura dessas terras dos cristais. Tenho o orgulho de ser filho dessa tão maravilhosa região e também venho a dizer com mais orgulho ainda que sou cristalandense e filho do primeiro prefeito de Dueré, Francisco Leopoldino Marques Véras, o qual instalou o primeiro sistema de energia elétrica por gerador da cidade.
    Digo ainda que o mesmo era amigo pessoal do nosso também falecido presidente da república Juscelino Kubitsheck e também do saudoso Juarez Barros, Sr. Sadoc, Srª Carlota entre outros ilustres pioneiros.
    Moro em Brasília há mais de vinte anos, mas sempre retorno á minha região.
    Abraços.
    R. Véras.

  3. Lara Cardoso Says:

    Fico muito feliz com o lançamento do livro.
    Parabéns a saudosa Marilde.
    Eu quero adquirir um exemplar, onde encontro?

  4. nathalya Says:

    eu tenho o livro e muito bom para quem quer conhecer tudo sobre o duere parabéns marilde pelo seu talento

  5. Adelaine Castilho Says:

    Olá!
    Meu nome é Adelaine Valéria de Castilho. Meu tio,Jader Pires também foi prefeito de Dueré. Gostaria muito de adquirir um volume deste livro e ter noticias de minha tia Alice Lima Pires e de meus primos Ricardo,Beto e Rogério.
    Agradeço a quem puder ajudar. Estive em Dueré no enterro de meu tio, que apesar de mineiro escolheu está terra como sua.
    Obrigada
    Adelaine

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.025 outros seguidores

%d bloggers like this: