Programação movimentada na comemoração dos seis anos do Programa Pedagogia Hospitalar do Hospital Regional de Gurupi

As crianças internadas na pediatria do HRG recebem atenção especial

Na terça-feira, 15, o Setor de Pediatria do HRG – Hospital Regional de Gurupi e a Coordenação de Estágio do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unirg, comemoraram o sexto aniversário de criação do Programa de Pedagogia Hospitalar.

Para marcar a data, foi preparada uma programação especial que começou às nove horas, com abertura pela Banda de Música Municipal Cinei Santos Miranda. Em seguida, haverá apresentações teatrais com a Companhia de Teatro  Família Alegria, formada por acadêmicos do quinto período de Pedagogia. A programação prosseguiu às 11 horas com a apresentação do espetáculo de fantoche Família Higiênica e depois, entrega de lembrancinhas às crianças internadas na Pediatria do HRG.

Para a médica Maria Antonieta da Silveira, coordenadora do Setor de  Pediatria do HRG,   qualquer unidade hospitalar  é, por excelência, um ambiente carregado de emoções. “A doença exclui a criança de seu ambiente, imobilizando-a social e intelectualmente”, ressaltando que junto ao fato de estar excluída de seu ambiente, de estar doente e ser diferente de seus colegas de escola, aparece com freqüência uma queda da auto-estima.

A médica informou que essas crianças sofrem pela doença, pelo distanciamento do ambiente familiar e dos amigos, e de seu ambiente social, e que a intervenção pedagógica no HRG já é uma realidade positiva nesses seis anos de existência no ambiente hospitalar, graças à  parceria com o Centro Universitário UnirG.

A educadora Maria Botelho Pinheiro, que coordena o estágio do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unirg,   explica que o Programa de Pedagogia Hospitalar do HRG é  um espaço pedagógico dentro do hospital, com propostas educativo-escolares para crianças e adolescentes, objetivando proporcionar experiências e vivências de aprendizagem, fortalecer a manutenção dos vínculos escolares, mantendo o elo entre o aluno e sua escola de origem, além de promover um espaço prazeroso de interação social e favorecer a reinserção escolar após a hospitalização, prevenindo a evasão escolar, bem como oferecer um campo de ensino e pesquisa.

Botelho destaca ainda que o Programa de Pedagogia Hospitalar   busca recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem. “A inclusão social será o resultado do processo educativo e reeducativo. A escola é um fator externo à patologia, logo, é um vínculo que a criança mantém com seu mundo exterior. Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização. E escolarização indica criação de hábitos, respeito à rotina; fatores que estimulam a auto-estima e o desenvolvimento da criança e do adolescente” finalizou .

Anúncios

Etiquetas: , , ,

Uma resposta to “Programação movimentada na comemoração dos seis anos do Programa Pedagogia Hospitalar do Hospital Regional de Gurupi”

  1. MARISTÉLA Says:

    ADOREI A FOTO E ESPERO QUE CONTINUES A REGISTRAR TRABALHOS MARAVILHOSOS COMO ESSE.
    MARISTÉLA, GRADUADA EM PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: