CÚMPLICE DE MAUS POLÍTICOS

Em meados de  maio de 2008,  em seu discurso de posse  na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Carlos Ayres Britto,   afirmou que era preciso valorizar o eleitor, estimulá-lo a participar do processo e a exercer o senso crítico.

E foi além: enfatizou a necessidade de se dizer  ao eleitor que ele não é só uma vítima de eventuais maus políticos, ele também é cúmplice, visto que a responsabilidade do eleitor é muito grande.

O curioso é que a boa parte dos eleitores sequer tem consciência dessa cumplicidade, pois não raro, em tempos de eleição, buscam nos políticos benefícios individualistas, esquecendo-se que, quando eleitos, esses mesmos políticos representam uma coletividade


Trocando em miúdos: o eleitor é cúmplice quando elege os bons políticos, aqueles que trabalham positivamente para o bem comum. Mas igualmente é cúmplice quando em troca de algum favor, contribui para a eleição de maus políticos, aqueles que simplesmente querem que o povo “exploda”!

Como se tudo isso não bastasse, ainda tem o eleitor omisso, que chega a acreditar piamente que sua omissão não tem nada a ver com essa leva de maus políticos que são eleitos a cada quatro anos. Ou seja, é um “omisso sem culpa”, com se isso fosse possível.

Será que não está passando da hora de se implantar o voto facultativo no Brasil, cuja vantagem é que ele opera no plano da consciência cívica?

O sujeito vai lá para marcar sua presença para participar do processo livre e conscientemente. O ministro Carlos Ayres Britto também foi categórico ao afirmar que esse casamento operacional entre a liberdade e a consciência é o ouro todo, é a glória.

Se para muitos, o brasileiro não sabe votar, pois bem, eu digo que sabe. O  eleitor brasileiro já viciado na espetaculização midiática,   vota, sim, direitinho,   naqueles candidatos que os marqueteiros preparam especialmente para ele,  vendendo uma imagem de competência e de solução para todos os nossos problemas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: