Ano novo de muitos eventos culturais em cidades do interior tocantinense

Integrantes da Cia de Teatro Contar e Encantar

O ano para a cultura em 2011 promete ser bastante movimentado no Tocantins com a realização de grandes eventos culturais em boa parte dos municípios do estado. Isso é o que promete a Cia de Teatro Contar e Encantar, de Palmas. Além de gravar seu primeiro CD de cotação de histórias, que inclui músicas de conscientização e defesa do meio ambiente, o grupo irá produzir eventos em várias localidades carentes de produções artísticas e culturais.

Convidada por de proponentes que tiveram seus projetos aprovados no Edital Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal 2010, para a produção dos seus projetos selecionados, a Cia de Teatro Contar e Encantar firmou parceria e estará percorrendo o estado produzindo eventos de teatro, dança, música, audiovisual, poesia e apresentando seus espetáculos, buscando assim promover a diversidade cultural das ações contempladas. O grupo, por meio de sua equipe que hoje conta com artistas das diversas áreas, irá dar o suporte técnico necessário para que os projetos sejam executados com êxito.

Também faz parte do plano de ação que será colocado em prática pelos integrantes da Cia de Teatro Contar e Encantar a promoção de um seminário em cada cidade, visando o encontro dos artistas locais para que juntos possam elaborar projetos e metas que tornem as ações efetivas no calendário cultural de cada município.

A missão do grupo, de acordo com a diretora Iva de Oliveira, é fazer com que a classe artística local se organize de forma que possa fundamentar seus pleitos e cobrar do poder publico apoio necessário para que a cultura saia do esquecimento e se torne viva na comunidade. “O auxílio aos proponentes dos projetos também contempla um proveitoso intercambio cultural”, explica Ivã.

A pequena Dueré, com pouco mais de 4.500 habitantes, segundo o último Censo do IBGE, localizada no sul do estado, a 244 km de Palmas, será contemplada com a realização do 1º Fescad – Festival da Canção de Dueré. O músico e proponente do projeto, Caio de Oliveira disse que o evento tem tudo para ser um marco na historia do município, já que são poucos os eventos culturais naquela comunidade.

Localizado a 130 km de Palmas, o município de Cristalândia, na região oeste do estado, com 7.218 habitantes, vai dar suporte na realização do I Festival de Poesia Encenada. A iniciativa do projeto é da artista Glênia Rosal. “Esse evento visa promover a encenação de poesias de nossos autores, bem como, a divulgação dos talentos poéticos que antes se encontravam no obscurantismo, por falta de uma oportunidade como essa”, ressalta Glênia.

Antonio Campos da Silva, de Figueiropolis, no sul do Tocantins, proponente do projeto de circulação teatral do espetáculo Dois ladrões no circo, a iniciativa de convidar a Cia de Teatro Contar e Encantar surgiu da necessidade de tornar o projeto melhor realizado, uma vez que um espetáculo para ser circulado precisa de suporte técnico necessário que atenda aspectos como divulgação, organização do espaço e toda maquinaria teatral. O município possui uma população de 5.340 habitantes.

Mais cultura
Os projetos fazem parte da rede de democratização dos recursos públicos para ações culturais através de recursos financeiros e que conta com o apoio do governo federal e dos governos estaduais da região amazônica. O objetivo é fortalecer e apoiar a diversidade cultural da região. As propostas contempladas têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos que residem nas áreas.

Anúncios

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: