Toim Ceguim é imortalizado em crônica de antologia nacional

Comunico aos leitores que com a crônica Proezas de Toim Ceguim, estou representando do Estado do Tocantins na  antologia literária Seleta de Crônicas – Edição Especial 2011.

A obra acaba de ser lançada no Rio de Janeiro, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) e que reúne trabalhos  55 autores de vários Estados.

Para quem não sabe ainda, Toim Cequim é um personagem típico de Gurupi, cujo nome de batismo é Antônio Sales Coutinho. Apesar de ser deficiente visual (ele possui apenas  5% da visão),Toim que chegou a concluir o segundo grau numa escola pública de Gurupi,  tem uma memória prodigiosa e consegue a proeza de  decorar  os números de telefones  de quase toda  a da cidade.

Em minha crônica relato o dia em que fui homenageado pela Câmara de Gurupi com o Título de Cidadão Gurupiense, fato ocorrido em 1998.

Todos ficaram surpresos,  quando, no início da sessão solene, o presidente da Casa chamou o Toim Ceguim para “ler”  um texto bíblico.

Toim não se fez de rogado: subiu à tribuna, manuseou a Bíblia como  se estivesse procurando um determinado Salmo,  e “leu” o texto com boa fluência verbal, para o espanto da platéia. Só depois  ficamos sabendo que Toim havia decorado o texto com bastante antecedência.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: